A Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu ampliar em seis horas o prazo para matrícula dos estudantes aprovados no Sisu. A ampliação ocorreu como resposta à reclamação de um grupo de estudantes que alegou dificuldades para conseguir usar o site e resolver todas as questões referentes à matrícula no prazo dado pela instituição, de dois dias.
Assim, a universidade explica que a matrícula online começou às 8h e se estende até as 17h desta sexta-feira (23). A universidade negou que tenha ocorrido erros no sistema.
Nessa quinta-feira (22), um grupo de estudantes foi até sede da universidade reclamar da situação. O estudante André Luís afirmou que a UFPI deu pouco tempo para que os estudantes pudessem fazer a matrícula institucional de forma online.
“No meu caso, simplesmente o site que deram não carregava ou não anexava os arquivos. O caso de outras pessoas é de um prazo muito curto. Um dia e meio, para resolver vários documentos, pois precisa de documento da escola, certificado, título eleitoral e nada se resolve. Mandaram a gente procurar um advogado”, informou André Luís à TV Clube.
UFPI nega problemas no sistema
O diretor de Administração Acadêmica da UFPI, Leomá Albuquerque, negou que tenha ocorrido erros no sistema do site da instituição. Segundo ele, alguns estudantes teriam tido dificuldades para utilizar o site corretamente.
“O nosso sistema operou dentro do previsto, conforme estava regulado no edital. Todo o sistema foi monitorado pela equipe de TI no período de matrícula e não chegou em nenhum momento ao seu pico máximo. O máximo que chegou no sistema foi de 80%, então estava como previsto. O que aconteceu é que pontualmente alguns estudantes não se atentaram ao limite, ao tamanho e formato dos arquivos que eram exigidos pelo sistema”, afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/r/b/yGtue7T4iq2NX9gjc9WA/estudantes-ufpiooo.jpg)
Estudantes relatam erro em sistema de matrícula da UFPI — Foto: Reprodução/TV Clube
Leomá Albuquerque explicou que todos os estudantes que foram até a UFPI foram atendidos e receberam ajuda.
“A instituição, percebendo essa movimentação dos estudantes, prontamente atendeu a cada um deles. A maioria dos casos é que estavam utilizando o sistema de forma equivocada e outros que estavam tentando acessar o sistema fora de uma etapa prevista. Como, por exemplo, estudante que já estava com as cotas aprovadas, mas teria que aguardar o dia de hoje para a submissão de matrícula institucional”, explicou.
Mais prazo
Após reclamações em relação ao curto prazo, a UFPI decidiu antecipar o início das matrículas em seis horas. As matrículas iriam iniciar às 14h, mas começaram às 8h. O prazo encerra às 17h. Os candidatos que tiveram deferimento de recurso após o dia 20 de abril terão que realizar a sua matrícula institucional nesta sexta-feira (23).
“A dica é que o candidato abra o seu sistema, e, se autorizar a matrícula, é porque você está apto. Tem candidatos que concorreram a vagas bem diversificadas, de cotas e ampla concorrência. Então, cada um tem um tipo de permissão diferente. Muita atenção a documentação, no tamanho e formato que o edital exige, sem isso o sistema não avança”, alertou Leomá Albuquerque.
Fonte: G1 Piauí